Como Fazer uma Limpeza Profunda no Seu PC ou Notebook


Se o seu computador está lento, travando, apresentando erros ou você suspeita que ele esteja com vírus, não se preocupe! Aqui, vamos mostrar passo a passo como realizar uma limpeza profunda e completa no seu PC ou notebook, sem precisar formatar ou baixar qualquer programa. Todos os métodos apresentados não apagarão seus arquivos importantes, então pode ficar tranquilo e seguir as instruções.

Preparando-se para a Limpeza

Antes de começarmos, é importante saber que os passos a seguir funcionam em qualquer versão do Windows, seja Windows 7, 8, 10 ou 11. Vamos lá!

1. Limpeza de Arquivos Recentes

A primeira coisa a fazer é abrir o executar do Windows. Pressione a tecla Windows + R e digite recent e pressione Enter. Isso abrirá uma lista de arquivos recentes.

Se houver muitos arquivos listados, pressione Ctrl + A para selecionar todos e, em seguida, pressione Delete para apagá-los. Esses arquivos não são importantes e podem ser removidos sem medo.

2. Limpeza da Pasta Prefetch

Novamente, pressione Windows + R, digite prefetch e pressione Enter. Se aparecer uma caixa de diálogo de permissão, clique em continuar. Aqui, você fará o mesmo procedimento: selecione todos os arquivos com Ctrl + A e pressione Delete.

Se alguns arquivos não puderem ser deletados porque estão em uso, clique em ignorar.

3. Limpeza da Pasta Temp

O próximo passo é limpar a pasta de arquivos temporários. Pressione Windows + R novamente, digite temp e pressione Enter. Novamente, clique em continuar e faça o mesmo procedimento de seleção e deleção dos arquivos.

Depois, faça o mesmo para a pasta oculta de arquivos temporários. Pressione Windows + R, digite %temp% e pressione Enter. Selecione tudo e delete.

Limpeza Avançada no HD ou SSD

Após eliminar uma boa parte dos arquivos inúteis, é hora de realizar uma limpeza mais profunda no seu HD ou SSD.

4. Usando a Limpeza de Disco

Pressione Windows + R e digite cleanmgr. Isso abrirá a ferramenta de Limpeza de Disco. Marque todas as opções disponíveis e clique em "Limpar arquivos do sistema". Isso pode levar algum tempo, pois o sistema calculará quanto espaço pode ser liberado. Após isso, clique em "OK" para excluir os arquivos selecionados.

5. Verificação de Erros no Disco

Agora, vamos verificar a integridade do sistema de arquivos. Abra o Prompt de Comando como administrador. Para isso, digite CMD na barra de pesquisa, clique com o botão direito e escolha "Executar como administrador".

No prompt, digite chkdsk C: /f e pressione Enter. Isso irá agendar uma verificação do disco para a próxima reinicialização do sistema. Reinicie o computador para que a verificação ocorra.

Desativando Programas de Inicialização

Após a verificação, precisamos aumentar a velocidade de inicialização do seu PC.

6. Gerenciando Programas de Inicialização

Pressione Windows + R e digite msconfig. Vá até a aba de inicialização e clique em "Abrir Gerenciador de Tarefas". Aqui, você verá todos os programas que iniciam com o Windows.

Desative os programas que você não usa clicando com o botão direito sobre eles e selecionando "Desabilitar". Mantenha apenas os programas essenciais, como o antivírus.

Remoção de Vírus

Agora, vamos garantir que não há vírus afetando o desempenho do seu computador.

7. Usando a Ferramenta de Remoção de Vírus do Windows

Novamente, pressione Windows + R e digite MRT e pressione Enter. Isso abrirá a ferramenta de remoção de vírus do Windows. Selecione "Exame Geral" e clique em "Avançar". Isso fará uma varredura completa do sistema em busca de vírus.

Aguarde até que a verificação seja concluída e siga as instruções para remover qualquer ameaça detectada.

Otimização de Desempenho do Windows

Após a limpeza e remoção de vírus, é hora de otimizar o desempenho do Windows.

8. Desativando Animações

Vá para as configurações de desempenho do Windows. Para isso, digite "Configurações avançadas do sistema" na barra de pesquisa e clique na aba "Desempenho". Desmarque as animações e efeitos visuais que você não considera essenciais.

Desativando Recursos Desnecessários

Alguns recursos do Windows podem estar consumindo recursos desnecessários.

9. Desativando o Sistema de Avaliação do Windows

Abra o Agendador de Tarefas digitando taskschd.msc no executar, para abrir o menu executar pressione novamente as teclas Windows + R. Navegue até "Microsoft" e desative a opção relacionada ao sistema de avaliação, pois ela consome recursos sem trazer benefícios diretos.

10. Desativando Widgets e Outros Recursos

Desative widgets desnecessários clicando com o botão direito na barra de tarefas e desmarcando as opções que você não utiliza, como "Notícias e interesses". Isso irá liberar recursos do sistema.

Considerações Finais

Após seguir todos esses passos, seu computador deve estar mais rápido e leve. É importante realizar esse tipo de limpeza regularmente para manter o desempenho ideal. Caso tenha dúvidas ou se os procedimentos funcionaram, deixe um comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rodar Aplicativos de Windows no Linux com Bottle

Transformando o Windows em um Estilo MacOS

PC Manager da Microsoft: O Novo "CCleaner" Para Otimizar Seu PC